Com o tema Mais conhecimento, Menos Sangramento, a campanha de 2020 teve o propósito incentivar as pessoas com hemofilia e famílias a disseminarem as informações sobre a hemofilia, buscarem continuamente mais informações sobre o tratamento, construindo o conhecimento através da atuação conjunta de todos os envolvidos neste contexto, como: pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, influenciadores, tomadores de decisão e comunidade.
Ações:
- Realização de 6 LIVES Educativas
- Vídeo educativo de animação sobre sangramentos graves
- Divulgação em outdoors
- Divulgação em plataforma online
- Campanha de vídeos gravados por pacientes, familiares, profissionais e personalidades
- Matérias Publicadas na imprensa com a participação da ABRAPHEM
Realização de 6 Lives Educativas
Cumprindo seu objetivo de divulgar a existência da hemofilia e das coagulopatias hereditárias, promovendo campanhas de esclarecimento e informações a todas as pessoas com desordens hemorrágicas hereditárias, seu familiares e sociedade em geral e, seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao isolamento social, a ABRAPHEM realizou aulas AO VIVO, pela plataforma do Instagram, com especialistas do Conselho Técnico da Associação, pacientes, familiares e representantes de Associações.
As LIVES estão disponíveis no Instagram e no YouTube da Abraphem.
Acesse AQUI
Vídeo educativo de animação sobre Sangramentos Graves
Produzido especialmente pela ABRAPHEM para o dia Mundial da Hemofilia de 2020, o vídeo mostra a importância de levar o paciente para atendimento imediato, na suspeita de um sangramento grave. Com linguagem acessível e de forma lúdica, é um alerta para realizar a infusão imediata do fator e não esperar para levar o paciente a um atendimento médico. Foi lançado em todas as nossas redes sociais no dia 17 de Abril de 2020.
Em 6 meses o vídeo teve as seguintes métricas:
71.619 pessoas alcançadas; 114 compartilhamentos e 170 curtidas
Divulgação em outdoors no Rio de Janeiro
Foram colocados outdoors em 7 bancas da capital do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 29, nas proximidades de importantes hospitais da cidade, impactou cerca de 3 milhões de pessoas.
Divulgação em plataforma 0nline
Durante todo mês de abril, divulgando a Hemofilia para 4,5 milhões de usuários de uma plataforma digital de compras.
Campanha de videos gravados por pacientes, familiares, profissionais e personalidades
Com o tema Mais conhecimento, menos sangramento, pedimos para as pessoas com hemofilia, seus familiares e profissionais da saúde que gravassem vídeos falando sobre suas experiências com a hemofilia e da importância de abordar este assunto.
Recebemos 16 vídeos, sendo 12 de pacientes e familiares e 5 de profissionais de saúde, que foram postados em nossas páginas de Facebook e Instagram.
Veja os vídeos AQUI
Personalidades também participaram da campanha “Mais conhecimento , Menos Sangramento”
A 1ª Dama Michelle Bolsonaro gravou um vídeo para nossa campanha, divulgando o em sua conta do Instagram e usou a camiseta da ABRAPHEM nos eventos que foram realizados ao longo do dia, incluindo a posse no novo Ministro da Saúde, Dr. Nelson Teich.
Seu vídeo nas redes sociais da ABRAPHEM obteve*:
47 compartilhamentos; 15.628 pessoas alcançadas e 6.100 visualizações
No Instagram oficial Michelle Bolsonaro, foram*:
27.300 curtidas e 165.000 visualizações
A deputada Federal Carla Zambelli e a Senadora Mara Gabrilli também fizeram posts informativos sobre a Hemofilia em suas redes, a pedido da ABRAPHEM, no dia 17/04 alcançando a visibilidade* de 23.000 curtidas e 1.700 compartilhamentos.
Luiza Heleza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, gravou um vídeo no qual abordou a importância da campanha Mais conhecimento, Menos Sangramento e postou em seu Instagram. O alcance na página do Facebook* da Abraphem foi de 20.064 pessoas alcançadas; 73 compartilhamentos e 108 curtidas. No Instagram* da Luiza Helena Trajano, foram 21.503 visualizações e 159 comentários.
O Instituto Mauricio de Sousa criou um GIFF especial para o DMH o qual foi compartilhado nas redes sociais Facebook e Instagram do Instituto, este teve o total de 28 compartilhamentos; 30 curtidas e 593 visualizações.
O Hospital Dom Alvarenga foi iluminado de vermelho em alusão do Dia Mundial da Hemofilia e postou em sua página no LinkedIn o apoio à campanha da ABRAPHEM.
* Métricas das redes sociais em 6 meses
Matérias publicadas na imprensa com a participação da ABRAPHEM:
Tema: Hemofilia: muita coisa mudou, mas ainda temos o que aprender com a doença
Publicada no dia 16/04, com a participação da presidente da ABRAPHEM, Mariana Battazza Freire. Lúcia Helena no UOL abordou o dia mundial da hemofilia e a importância do conhecimento.
Tema: Número de hemofílicos pode ser três vezes maior do que pensado
Publicada dia 17 de Abril, com a participação da presidente da ABRAPHEM, Mariana Battazza Freire, pelo UOL e Agência Einstein. Aponta para a importância do trabalho multiprofissional e o quanto a hemofilia pode atingir outras esferas da vida da pessoa, além do aspecto físico. Importante pontuar que a fala da presidente se refere aos pacientes que não tiveram acesso ao tratamento profilático e à importância do tratamento realizado por equipe multiprofissional completa e capacitada.
Tema: Covid 19-especialistas afastam risco de faltar remédio para hemofilia
Publicada dia 18 de Abril, com a participação da presidente da ABRAPHEM, Mariana Battazza Freire, pelo UOL e Agência BRASIL. Aborda as orientações da Federação Mundial de Hemofilia e da ABRAPHEM em relação ao Corona vírus, a importância de manter fatores de coagulação em casa em quantidade suficiente e as orientações do governo quanto à continuidade da distribuição.