DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA 2019
janeiro 7, 2022
DESAFIOS DA INCORPORAÇÃO E ACESSIBILIDADE DE NOVAS TERAPIAS PARA HEMOFILIA 
janeiro 7, 2022

JOGO DOMINANDO A HEMOFILIA

A ABRAPHEM realizou um evento virtual no dia 03 de abril, para lançamento do Jogo de tabuleiro “Dominando a Hemofilia”

Este é o 1º jogo de tabuleiro do mundo, referente ao tema da hemofilia, que foi criado, desenvolvido, patenteado e produzido por uma Associação de pacientes: a ABRAPHEM!

O jogo é uma viagem espacial pelo Universo da Hemofilia. Usando a imaginação e a fantasia é possível explorar um universo com foguetes, planetas, constelações e, com essa metodologia, ajudar a ressignificar a forma da criança viver o tratamento da hemofilia, estimulando a autonomia e aceitação da criança.

O objetivo do jogo é aumentar o nível de conhecimento da criança e seus familiares sobre a hemofilia e seus tratamentos; abordar o assunto da terapia em família usando o mundo da imaginação e fantasia e  favorecer o melhor manejo das questões que envolvem a hemofilia.

Todo conteúdo tem revisão técnica dos membros do Conselho Consultivo Técnico Científico da Abraphem:

Dr. Samuel de Souza Medina, médico assistente da Universidade Estadual de Campinas e Hematologista do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp e Dra. Sylvia Thomas, Especialista em Pediatria e em Hematologia (SBP e SBHH), Mestre em Clínica Médica e Doutora em Radiologia/Medicina Nuclear pela UFRJ, nas área de radiosinoviortese e artropatia hemofílica.

O jogo de tabuleiro Dominando a Hemofilia foi inspirado no jogo criado por Théo Galhardo, de 7 anos, com Hemofilia A grave.

A concepção original e criação do jogo são de Indianara Galhardo e Mariana Battazza Freire e as ilustrações e design de José Oliveira.

O jogo foi distribuído, gratuitamente, a todas as crianças com hemofilia do Brasil, na faixa etária de 6 a  9 anos, através de 37 Hemocentros e das 5 Associações parceiras da ABRAPHEM, em 23 estados do país.

Veja o evento de lançamento do jogo clicando AQUI

DOE