TECNOLOGIA E GENTE: A CHAVE PARA O FUTURO DA SAÚDE
agosto 1, 2019
Associações filiadas à ABRAPHEM
outubro 12, 2019

O nariz é forrado por dentro por uma membrana mucosa que contém vasos sanguíneos, mivrocílios e muco, que aquecem o ar que você inala. A maioria das hemorragias nasais se origina em uma rede de artérias na base do nariz, por dentro, local facilmente ferido. O ar muito seco do inverno, pode propiciar hemorragias nasais (epistaxes). Traumatismos(enfiar o dedo no nariz), alergias, resfriados, vírus e bactérias (micróbios)  e pressão alta também.

A umidade é fundamental na prevenção de hemorragias nasais. Mantenha um umidificador de névoa fria no local onde estiver durante o dia ou no quarto durante a noite.  Esguichar spray nasal com soro fisiológico, quatro a cinco vezes por dia também ajuda a manter as membranas das mucosas úmidas. É importante ainda beber muita água ou outros líquidos para ajudar a hidratar o corpo.

Uma vez que há epistaxe, a maneira mais eficaz para parar uma hemorragia nasal é fazendo compressão direta sobre a base do nariz. Primeiro, assoe suavemente, para retirar os coágulos soltos; depois, aperte as narinas como se estivesse usando um prendedor de roupas no nariz estimula a formação do coágulo. Mas você tem que fazer isso por 10 a 30 minutos e com o queixo voltado para o peito.

Pode –se também colocar gelo na base do nariz.

Se estas medidas não estancarem definitivamente o sangramento, deve-se fazer uma dose de fator de coagulação, se você tem hemofilia ou outra coagulopatia.

Depois de uma hemorragia nasal,  evite atividades físicas vigorosas e fique longe de alimentos quentes.  Quando for assoar o nariz, faça isso suavemente.

DOE