Orientações para Viagens

Para ter mais segurança nas viagens, as pessoas com hemofilia, doença de vonWillebrand ou outra coagulopatia, precisam incluir o fator de coagulação na organização e preparo de suas viagens e levá-lo com segurança ao seu destino. As recomendações abaixo são importantes e devem ser seguidas em todos os casos, mesmo que você não faça uma viagem longa.

Cuidados necessários para armazenamento e transporte do fator de coagulação

Abraphem - Orientações para Viagens - abraphem orientacoes para viagens 1

Em qualquer viagem, de carro, ônibus, avião ou qualquer outro meio de transporte, o fator deve ser armazenado e transportado em baixa temperatura, acondicionado em uma bolsa térmica de qualidade ou caixa de isopor bem vedada com gelox. Na ausência do gelox, podem ser utilizadas pedras de gelo embaladas em pacotes plásticos, mas estes devem estar completamente vedados. Nesta bolsa térmica devem ser acomodadas, juntamente com o gelox, as caixas de fator  originalmente lacradas, que contém o pó liofilizado, o diluente e o transferidor.

Em outra bolsa, você deve levar o garrote, o kit para aplicação que contém seringas, escalpes, band-aids e pads com álcool e a caixa coletora para material perfurocortante. Estes itens também devem ser transportados como bagagem de mão.

Tanto a bolsa térmica que acomodará o fator quanto a bolsa com o kit de infusão devem sempre estar em fácil acesso do paciente ou seus responsáveis. Portanto, se estiver viajando de avião ou de ônibus, a bolsa térmica com o fator e o kit para aplicação devem ser sempre levados como bagagens de mão e nunca despachados.

No caso de uma viagem muito longa, é aconselhável colocar placas de papelão nas laterais, fundo e em cima das caixinhas de fator na bolsa térmica, para ajudar a manter a temperatura por mais tempo. É importante também não abrir e fechar a bolsa sem necessidade e outros itens, como bebidas e alimentos, nunca devem ser transportados na bolsa térmica do fator de coagulação.

quantidade de medicação

Abraphem - Orientações para Viagens - abraphem orientacoes para viagens 2

Independente do local para onde você viajará, é importante levar a quantidade de medicação suficiente para sua profilaxia naquele período e doses extras para alguma intercorrência. Caso você faça uma viagem mais longa, lembre-se de solicitar, em seu Centro de Tratamento de Hemofilia, as doses necessárias com antecedência. 

É importante também fazer um mapeamento dos Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH) na cidade ou estado onde estará hospedado. Veja nesta lista todos os CTHs do Brasil, seus contatos e endereços. Para facilitar ainda mais, você pode entrar no mapa que está neste link e colocar seu endereço de destino para saber qual é o CTH mais perto de seu local de viagem.

Assim que chegar ao seu destino lembre-se de armazenar o fator na geladeira e colocar a placa de gelo no freezer.

documentação

Abraphem - Orientações para Viagens - abraphem orientacoes para viagens 3

É imprescindível levar um documento de identificação do paciente com foto e o relatório médico com CID e tratamento. Esse documento pode ser o RG ou CPF do paciente ou a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Hemofilia. Esse relatório deve ser solicitado no Centro de Tratamento de Hemofilia e deve estar em papel timbrado da Instituição com carimbo e assinaturas do médico hematologista responsável pelo seu tratamento. No caso de viagens internacionais, é importante que este relatório esteja escrito em inglês.