O Tratamento da Hemofilia

O tratamento da Hemofilia e das outras coagulopatias (ou desordens hemorrágicas) hereditárias no Brasil, é fornecido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de 105 Centros de Tratamento de Hemofilia  CTH) localizados nos hemocentros coordenadores, hemocentros regionais e hemonúcleos.

Todos os pacientes com  hemofilia, doença de Von Willebrand ou outras coagulopatias hereditárias, independentemente da idade ou localidade de residência, devem ser assistidos por profissionais que compõem as equipes multiprofissionais interdisciplinares dos Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH).

Nestes centros, os pacientes são acompanhados por profissionais capacitados na área e têm direito a receber, além dos exames diagnósticos e acompanhamento  multiprofissional, a medicação prescrita pelo médico tratador.

Alguns Hemocentros possuem um CTH, mas nem todos os Centros de Tratamento estão localizados em Hemocentros.

Você encontra os endereços e contatos de todo os CTHs do Brasil aqui e, para saber qual é o CTH mais próximo de sua residência ou local de permanência, veja o mapa aqui.

Sobre a estrutura e responsabilidades dos Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH)

CTHs nos Hemocentros Coordenadores: São os responsáveis pela coordenação e execução da Política de Sangue do estado, em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH),  atuando como referência para as demais unidades integrantes da Hemorrede. Os hemocentros coordenadores estão localizados nas capitais de todos os estados da federação, exceto na cidade de São Paulo, que possui 4 CTHs. Estes são os centros de tratamento mais robustos e bem equipados e devem oferecer uma equipe multiprofissional interdisciplinar completa para o tratamento, incluindo: hematologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, odontólogo, farmacêutico e ortopedista.

Nestes hemocentros coordenadores também estão localizados os laboratórios de hemostasia, responsáveis pela realização de todos os exames de diagnóstico e controle
das doenças da coagulação do sangue. Os hemocentros coordenadores também são as unidades que recebem a medicação pró-coagulante adquirida e enviada pelo Governo Federal e tem a responsabilidade de fazer a distribuição destas dentro do estado.

CTHs nos Hemocentros Regionais: São unidades de complexidade intermediária, diretamente subordinadas ao Hemocentro Coordenador, responsáveis pelo planejamento, execução, controle e avaliação das ações de hemoterapia e hematologia, atuando como referência para as demais unidades integrantes da Hemorrede, naquela área de saúde.

São unidades com ambulatórios compostos, geralmente, por hematologista, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo. Estes centros podem ter seu próprio laboratório de
hemostasia ou estar ligado ao laboratório de hemostasia do Hemocentro Coordenador. No caso de estar subordinado ao HC, a amostra de sangue coletada é enviada para
análise no Hemocentro Coordenador.

Núcleos de Hemoterapia – Nestas unidades não há consulta e atendimento para pacientes, apenas dispensa de medicamentos. Os Núcleos de Hemoterapia, quando públicos, são diretamente subordinados a uma unidade pública de hemoterapia de maior complexidade.