Algumas classes de medicamentos podem interferir na coagulação sanguínea, sendo, portanto, contraindicadas para pessoas com hemofilia ou outros distúrbios hemorrágicos.
Uma dessas classes, os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), são amplamente utilizados no mundo todo e podem inclusive ser adquiridos sem prescrição médica. As pessoas com doenças hemorrágicas devem evitá-los, a menos que sejam prescritos pelo médico e utilizados por períodos curtos.
Vale a pena lembrar que todos, mas particularmente as pessoas com distúrbios hemorrágicos, devem evitar a automedicação. Os medicamentos para dor, gripe e resfriados, vendidos nas farmácias sem necessidade de prescrição devem ser utilizados com cautela, pois muitos contém ácido acetilsalicílico (AAS) e ibuprofeno, que são anti-inflamatórios não esteroidais. O paracetamol (acetominofeno) e a dipirona são alternativas mais seguras ao ácido acetilsalicílico (AAS) ou à aspirina para aliviar a dor, pois não interferem com a coagulação do sangue.
*Esses antidepressivos têm um leve efeito inibitório na função plaquetária, o que pode aumentar a tendência ao sangramento. No entanto, uma vez que são menos prejudiciais do que a maioria dos outros antidepressivos em outros aspectos, é possível tentar a medicação começando com uma dose baixa e aumentando-a cuidadosamente.
Informe sempre o seu médico ou farmacêutico sobre sua coagulopatia antes de tomar qualquer medicamento, mesmo que seja à base de plantas.
todas as novidades e informações importantes sobre os tratamentos da hemofilia
© 2024 ABRAPHEM. Todos os direitos reservados.