Calendário de Vacinação

A maior parte das vacinas do calendário nacional de vacinação são administradas gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) mediante apresentação do cartão de vacinação, na idade recomendada.

É importante manter as vacinas sempre atualizadas, em qualquer idade. No caso de atraso de alguma dose, procure novamente a UBS e informe-se. Para as pessoas com coagulopatias, atente-se para as vias de administração das vacinas que estão indicadas no quadro abaixo.

Vacinação infanto-juvenil: Crianças devem receber 12 vacinas antes dos 10 anos de idade, divididas em 25 doses. Adolescentes devem receber outras vacinas, além dos reforços da infância. Nessa fase, doses atrasadas podem ser colocadas em dia.

Vacinação em adultos e idosos: Adultos também precisam manter suas vacinas em dia no intuito de se proteger e evitar a transmissão para outras pessoas que não podem ser vacinadas, inclusive bebês e outras pessoas que não receberam imunização por um motivo ou outro. Idosos, além da campanha anual de vacinação contra a gripe, recebem mais três vacinas.

Gestantes, por não poderem tomar as mesmas vacinas, tem um calendário próprio. No quadro, as vacinas são divididas por faixa de idade e/ou situação do indivíduo.

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

Abraphem - Calendário de Vacinação - abraphem vacinas para pessoas com hemofilia 2