Depoimento do Rafael

Rafael, disciplinado e otimista.

Olá meu nome é Rafael, tenho 30 anos, moro em Tangará – SC e tenho Hemofilia A grave.

Quando meus pais descobriram que eu tinha hemofilia era bem complicado, pois não existia o Fator VIII de coagulação e tudo era bem restrito: o local do tratamento era longe e  havia pouca informação sobre a doença.

Mas posso dizer que tive a sorte de ter grandes pais, que sempre me incentivaram, dentro de minhas limitações. Apesar de faltar na escola com certa frequência, sempre tive ajuda  por parte da maioria de meus professores.

Mesmo na adolescência, que é um período difícil, acreditei em dias melhores e acreditei que as hemorragias iriam diminuir.

Sempre me tratei com muita determinação e atualmente estou há 10 meses sem sangramentos nos meus joelhos, onde tive muitas hemorragias ao longo da vida. É porque há 11 meses passei pelo tratamento de Radiossinoviórtese no Rio de Janeiro. Sempre tive muita disciplina na fisioterapia e agora faço atividade física com regularidade.

Esse procedimento me ajudou em 100 % e hoje já não tenho mais nenhuma dor nestas articulações! É só alegria e qualidade de vida agora.

A mensagem que quero deixar para as outras pessoas com hemofilia é que nunca desistam, vão atrás dos seus sonhos e sejam felizes: o céu é o limite!