DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA 2020
janeiro 7, 2022
JOGO DOMINANDO A HEMOFILIA
janeiro 7, 2022

Com o tema Seja protagonista da sua própria história, a campanha de 2019 teve o propósito incentivar as pessoas com hemofilia e famílias a disseminarem as informações sobre a hemofilia, buscarem continuamente mais informações sobre o tratamento, construindo o conhecimento através da atuação conjunta de todos os envolvidos neste contexto, como: pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, influenciadores, tomadores de decisão e comunidade.

Ações:

  1. Iluminação de Monumentos
  2. Outdoors no Rio de Janeiro
  3. Vídeo educativo de animação sobre a ABRAPHEM
  4. Hemofilia em Campo
  5. Caminhada da Hemofilia
  6. Material Educativo 

Iluminação de Monumentos

Sendo São Paulo o estado com o maior numero de pessoas com hemofilia no país, a sua capital, foi a que teve o maior número de monumentos iluminados, em homenagem a todas estas pessoas.

Conheça os principais locais que contaram com esta iluminada propagação da causa da Hemofilia:

1. Câmara Municipal de São Paulo; 2. Ponte Estaiada do Morumbi; 3. Estátua Borba Gato; 4. Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera; 5. Viaduto do Chá, 6. Hospital São Camilo; 7. Cursinho da Poli (unidades Lapa, Tatuapé e Santo Amaro); 8. Hospital ICESP; 9. Hospital Emílio Ribas: 10. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Estes 3 últimos, foram iluminados de 15 a 19 de Abril.

Além da cidade de São Paulo, também foram iluminados: o Senado Federal, em Brasília; e o Teatro Municipal de Manaus, no Amazonas.

Senado de Brasília e Teatro Municipal do Manaus.

Outdoors no Rio de Janeiro

Na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, entre 11 de abril e 01 de maio, uma divulgação outdoor ficou iluminada todas as noites, em 7 bancas da capital, nas proximidades dos maiores hospitais da cidade, como: Unimed Rio, Hospital Vitória e Hospital Barra Dor; Hospital Miguel Couto; Hospital Copa D’Or e Hospital Copa Star; Hospital São Lucas; Hospital Ordem do Carmo, Hospital Espanhol, Hospital Casa Egas Moniz, Instituto Nacional do Câncer, Hemocentro; Hospital Escola São Francisco de Assis; Hospital Evangélico do RJ, Hospital CCA e Hospital São Victor.

O objetivo foi alertar a toda a população, sobretudo aos profissionais de saúde, sobre a existência da Hemofilia, seus principais sintomas e onde buscar tratamento.

Bancas no Rio de Janeiro; foto noturna e diurna.

Vídeo educativo de animação sobre a ABRAPHEM

Inaugurando uma tradição da ABRAPHEM para o DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA, em 2019 produzimos o vídeo ilustrado que conta o que é a hemofilia e qual o papel da ABRAPHEM na jornada de cada paciente e familiar. 

“Está no sangue lutar”, criado pela Drauw Animations,  mostrou de forma leve e lúdica como a ABRAPHEM pode ajudar aos pacientes e familiares na busca pelo melhor tratamento, favorecendo a construção saudável deste caminho, pontuado por informações de qualidade e relações humanas sólidas e frutíferas. O vídeo teve 25079 visualizações e 684 interações em 10 dias.

Hemofilia em Campo

Essa ação foi realizada em 3 estádios de futebol, nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, juntamente com crianças com hemofilia e seus familiares. 

Nos jogos de futebol dos times do Corinthians, São Paulo e Atlético Mineiro, uma grande emoção vermelha e branca tomou conta dos gramados com 11  crianças com hemofilia entrando em campo de mãos dadas com os jogadores, vestindo a camiseta do Dia Mundial da Hemofilia. 

Após essa entrada, uma faixa de 5 metros, com dizeres sobre o tema  foi levada ao campo por eles e seus pais durante o intervalo de cada jogo, seguida pela apresentação de um breve vídeo sobre a hemofilia, produzido para leigos, especialmente para esta data.

Além disso foi veiculado um vídeo sobre Hemofilia durante o momento da passagem da faixa nos telões do estádio. Este vídeo foi feito visando alcançar o público leigo, com informações básicas sobre o que é a hemofilia, seus principais sintomas e onde buscar tratamento.

Assista AQUI

Caminhada da Hemofilia em Apucarana – PR

Depois de entregar folders informativos com mensagens sobre a Hemofilia nos faróis, os bombeiros mirins da cidade se uniram às pessoas com hemofilia e os familiares que se encontravam na Praça Rui Barbosa e realizaram a caminhada. Foi um movimento que multiplicou a esperança e a certeza de que todos podemos nos tornar protagonistas de nossa própria história.

Mais tarde, a acolhedora Apucarana também foi palco de um inédito flash-mobe, realizado por profissionais dedicados ao canto em ocasiões especiais. Com uma versão em português, feita por Michele Ribeiro, da música Will You Be There  (Michael Jackson), 6 cantores interpretaram de forma brilhante este flash-mobe, no Shopping Centronorte, deixando emocionados e muito impactados as mais de 300 pessoas que circulavam pelo local naquele momento.

Material Educativo

Criado para oferecer informações básicas sobre os sintomas da hemofilia e demais desordens hemorrágicas, este folheto objetiva alcançar o público leigo e levar informações à sociedade sobre quais sinais devem ser levados em conta ao suspeitar de uma desordem hemorrágica e onde buscar tratamento adequado. 

O Folder foi distribuído na Blitz realizada antes da Caminhada em Apucarana e está disponível para compartilhamento ou download. 

DOE