Estudo que promove Atividade Fisica para Pessoas com Hemofilia na era dos novos tratamentos

Abraphem - Estudo que promove Atividade Fisica para Pessoas com Hemofilia na era dos novos tratamentos - image 58

O estudo “Promoting physical activity for people with haemophilia in the age of new treatments”, (Promovendo Atividade Fisica para Pessoas com Hemofilia na era dos novos tratamentos), publicado na revista Hemophilia, em 2022, mostra quais são as principais barreiras entre as diferentes faixas etárias que dificultam a prática de atividades físicas por parte das pessoas com hemofilia.

 As pessoas com hemofilia podem, com a prática de atividades físicas, ter redução de sangramentos musculares e articulares, por causa da melhoria na força muscular, propriocepção (consciência corporal), equilíbrio, mobilidade, estabilidade e função articular.

O estudo “Promoting physical activity for people with haemophilia in the age of new treatments”, ( Promovendo Atividade Fisica para Pessoas com Hemofilia na era dos novos tratamentos), publicado na revista Hemophilia, em 2022, mostra quais são as principais barreiras entre as diferentes faixas etárias que dificultam a prática de atividades físicas por parte das pessoas com hemofilia.

As pessoas com hemofilia podem, com a prática de atividades físicas, ter redução de sangramentos musculares e articulares, por causa da melhoria na força muscular, propriocepção (consciência corporal), equilíbrio, mobilidade, estabilidade e função articular.

Da mesma forma, a redução da prática de atividade física leva ao aumento do ganho de peso e aumenta a carga nas articulações, gerando maiores sangramentos e mais problemas de mobilidade para estas pessoas.

Uma barreira importante na realização de atividades físicas pelas crianças é o medo dos responsáveis de que haja sangramentos relacionados à atividade, gerando neles insegurança.

Para os adultos, o estudo mostrou que as barreiras para realização de exercícios físicos podem incluir responsabilidades familiares, tensão no trabalho, estresse, falta de tempo e de motivação, apoio e recursos, dor, artropatias, falta de energia e a percepção de que é muito difícil.

Entre as crianças e os adolescentes, a diversão e a oportunidade de estar com os amigos são fatores importantes para a realização de atividades físicas.

Em relação aos idosos, os pesquisadores acreditam que as situações que facilitam a prática  de atividades físicas parecem estar associadas ao estado de saúde, capacidade física, história pessoal de atividade física durante a vida e a intenção de se exercitar.  Já as barreiras incluem dor, medo de quedas e lesões, falta de energia, motivação, apoio, recursos, confiança e transporte. Uma combinação de artropatia multiarticular, níveis mais baixos de condicionamento físico e  histórico de longos períodos de inatividade associados a sangramentos, podem limitar seu acesso à atividade física.

No entanto, para todas as idades, os benefícios da atividade física geralmente superam os riscos, incluindo as pessoas que vivem com dor ou fragilidade muscular.

Tanto os benefícios das atividades físicas quanto os aspectos sociais, o entusiasmo e o interesse facilitam a busca pela sua prática.

Considerando todos estes dados, nossa orientação e que você converse com os profissionais  de saúde do seu CTH e procure a atividade física mais adequada para sua condição.

Não deixe de se exercitar. A atividade física pode te trazer benefícios que vão muito além do físico.

DOI: 10.1111/hae.14641
Matlary, R. E. D. et al. Promoting physical activity for peoplewith haemophilia in the age of new treatments. Haemophilia. 2022;1–6.