Superintendente e Diretoria Técnica do IPEN Recebem a ABRAPHEM

Em 25 de Junho, a presidente da ABRAPHEM Mariana Battazza Freire e a Dra. Sylvia Thomas, hematologista, doutora em medicina nuclear na área de radiosinoviortese para hemofilia, estiveram no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN – para solicitar a regularização do envio dos radiofármacos ao Hospital da UFRJ e pleitear a incorporação de novos produtos, assim como a incorporação do procedimento no SUS.

Numa reunião longa e muito produtiva, reunindo várias áreas técnicas do IPEN, foi apresentada a importância e eficácia do procedimento da radiosinoviótese às pessoas com hemofilia e o desejo de sua manutenção no rol de tratamentos oferecidos aos pacientes, uma vez que, mesmo com a implantação da profilaxia, os sangramentos articulares recorrentes continuem afetando pacientes de todas as idades, pelos mais variados motivos, incluindo falhas no protocolo.

Foram discutidas também as estratégias e a necessidade da incorporação do procedimento na tabela do SUS, que foi implantado por Dra. Sylvia Thomas no Brasil há 16 anos. Pioneira neste procedimento em Hemofilia no país, a hematologista o realiza  quinzenalmente em pacientes do todo o Brasil, pelo SUS, desde que 2003, já tendo beneficiado mais de 1.500 pessoas com esta técnica.

Dra. Thomas e a representante dos pacientes, foram recebidas pelo superintendente do IPEN, Dr. Wilson A. P. Calvo, juntamente com a diretora da Radiofarmácia, Dra. Elaine Bortoletti, o Diretor de Produtos e Serviços, Jair Mengatti, a Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, Dra. Isolda Costa, além dos diretores Adriana Magalhães, Wilson Scapin e Cassiane da Rocha, representantes de outras diretorias técnicas da Instituição.

Abraphem - Superintendente e Diretoria Técnica do IPEN Recebem a ABRAPHEM - WhatsApp Image 2019 06 30 at 21.23.42
Abraphem - Superintendente e Diretoria Técnica do IPEN Recebem a ABRAPHEM - image 136
Abraphem - Superintendente e Diretoria Técnica do IPEN Recebem a ABRAPHEM - image 137